Olá pessoal
Em comemoração ao Dia dos Namorados, vou falar um pouco sobre como ocorre quimicamente o amor em nosso organismo.
Todo esse processo de procura pela pessoa amada e o desenrolar do relacionamento ocorre em etapas.
1° ETAPA:
Nesta fase tudo se inicia com o desejo sexual, que é desenvolvido através dos hormônios sexuais que começam a ser liberados ainda na puberdade
2° ETAPA:
Quando conseguimos encontrar alguém que nos interessa, nos apaixonamos. E com isso, ocorrem diferentes situações que não deixam esquecer da pessoa escolhida
- o cheiro da pessoa amada é algo que marca nossa memória, pois através dele que os hormônios olfativos avisam ao cérebro de quem é aquele cheiro e ligamos a imagem da pessoa com o cheiro.
- A noradrenalina é um hormônio que acelera os batimentos cardíacos, por isso ao vermos a pessoa amada sentimos um nervosismo, trememos, as mãos começam a suar, o coração acelera e o rosto fica vermelho.
- A dopamina é um neurotransmissor e está relacionado com o prazer, ao vermos o amado temos uma sensação de prazer, parecida com a que nós mulheres temos ao comer chocolate.
- A endorfina é liberada quando somos tocados pela pessoa que estamos amando, pois através do contato com a nossa pele, ocorre uma corrente elétrica que chega até o cérebro e assim libera a endorfina que também está relacionada com o prazer.
3° ETAPA:
É nesta fase que o relacionamento começa a ser consolidado. Pois as fases anteriores estavam mais relacionadas com a paixão que é algo mais tempestuoso e momentâneo, é nessa que o amor cresce e todas estas reações tornam-se mais brandas.
Durante a relação sexual ocorre a liberação da oxitocina (HORMÔNIO DO AMOR) e da vasopressina (AUMENTA A PRESSÃO).
Sendo responsáveis por transformar aquela "atração física" em uma relação mais segura e duradoura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário