Os anfíbios foi o primeiro grupo de vertebrados que invadiu o ambiente terrestre. Evoluíram a partir dos peixes sarcopterígeos, com nadadeiras pares lobadas e carnosas, respiração pulmonar e narinas em comunicação com a faringe.
Os anfíbios receberam esse nome pelo fato de a maioria de suas espécies passar uma fase na terra.
ANFI = DUAS; BIO = VIDA
Nesses casos, na época da reprodução, eles retornam ao ambiente aquático, onde machos e fêmeas se unem, eliminando juntos os óvulos e os espermatozóides na água, ocorrendo fecundação externa. Os ovos que são formados não possuem estruturas que impeçam a perda de água e por isso não são viáveis em ambiente seco.
Apesar das estruturas que permitiram a adaptabilidade desse grupo ao ambiente terrestre, os anfíbios permanecem restritos a ambientes úmidos ou aquáticos.
O principal fator responsável por essa restrição é a pele, que é delgada e não possui estruturas que impeçam a perda de água.
A pele é rica glândulas mucosas, que a mantêm sempre úmida e permeável. Além disso, é extremamente irrigada, constituindo importante superfície respiratória nos anfíbios atuais.
Como estruturas de defesa, esses animais possuem glândulas de veneno na pele. Esse veneno só é liberado quando as glândulas são comprimidas, o que ocorre geralmente quando são abocanhados por um predador. O sabor desagradável e o efeito tóxico do veneno fazem com que certos predadores evitemos anfíbios.
Os anfíbios dividem-se em três grupos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário