sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

EVOLUÇÃO: DARWINISMO


Charles Darwin era um naturalista inglês, que nasceu no dia  12 de fevereiro de 1809 e faleceu em 19 de abril de 1882.
Darwin fez uma viagem de estudos de 1831 à 1836 a bordo do H.M.S Beagle.


Através dessa expedição que ele começou a se questionar sobre a imutabilidade das espécies e iniciou a elaboração de sua teoria, fazendo observações da natureza ao redor do mundo.


Mas um lugar em especial chamou sua atenção: o Arquipélago de Galápagos.


Foi apenas neste lugar que Darwin encontrou uma espécie de iguana marinha que se alimenta de algas marinhas;


Espécies de jabutis que podem chegar a 100 kg de massa;


E os famosos Tentilhões que ocorrem em diferentes ilhas;


A diversidade de espécies desses pássaros é resultante do isolamento sexual e variação ambiental nas diferentes ilhas e condicionada primeiramente pela pressão ecológica em relação às distintas fontes de alimento, consequentemente, desencadeando a radiação adaptativa em relação à morfologia do bico. 

Desde os estudos de Darwin, as ilhas em geral tem sido alvo de estudos evolutivos por sua característica mais importante: é um ambiente naturalmente separado do continente, permitindo compreender os processos de especiação, isolamento geográfico, fluxo gênico e isolamento reprodutivo.
Ao final de sua viagem a bordo do Beagle, Darwin publicou um livro com as anotações de seu diário.




TEORIA DA SELEÇÃO NATURAL


Para Darwin, novas espécies são produzidas pela SELEÇÃO NATURAL apoiada nos seguintes princípios:

  • Todas as populações tem potencial para crescer rapidamente, mas em cada geração o número de indivíduos permanece constante;
  • Esse número permanece constante, pois há competição por: alimento, água, luz e abrigo;
  • Há variação em todas as espécies, ou seja, dentro de uma mesma espécie os indivíduos são diferentes entre si;
  • Os organismos que possuem variações que os favoreçam conseguem sobreviver e se reproduzir;
  • Essas variações favoráveis são passadas para os descendentes, com o tempo tornam-se diferenças notáveis dando origem a novas espécies.

Suas pesquisas e estudos sobre a seleção natural durou 20 anos após sua viagem pelo mundo a bordo do Beagle. Foi apenas em 1856 que Darwin começou a escrever o livro que mudaria os rumos da história da CIÊNCIA: A ORIGEM DAS ESPÉCIES POR MEIO DA SELEÇÃO NATURAL.



Um ano antes em 1858 o naturalista inglês Wallace chegou nas mesmas conclusões da evolução pela seleção natural, com estudos realizados na América do Sul e no Arquipélago Malaio.


Wallace escreveu para Darwin contando sobre suas ideias e estudos sobre a seleção natural, com isso os dois escreveram um documento que foi lido em uma reunião científica em Londres, em julho de 1858.


A teoria da EVOLUÇÃO PELA SELEÇÃO NATURAL ficou conhecida como apenas de Darwin, devido a publicação do livro a origem das espécies que possuía grande parte das informações sobre o tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário