Jean-Baptiste Lamarck foi um naturalista francês, que nasceu em 1 de agosto de 1744 e faleceu em 18 de dezembro de 1829 na França.
Foi o primeiro cientista a propor uma teoria sistemática da evolução, sendo publicada em 1809 no livro FILOSOFIA ZOOLÓGICA.
Foi o primeiro cientista a questionar o FIXISMO e defender a ideia de EVOLUÇÃO, além de introduzir o conceito da adaptação dos organismos ao meio.
Para Lamarck o princípio evolutivo estaria baseado em duas leis fundamentais:
1) Lei do uso ou desuso: no processo de adaptação ao meio, o uso de determinadas partes do corpo do organismo faz com que elas se desenvolvam, e o desuso faz com que se atrofiem;
2) Lei da transmissão dos caracteres adquiridos: alterações no corpo do organismo provocadas pelo uso e desuso são transmitidas aos descendentes.
Lamarck abordou vários exemplos para fundamentar sua teoria:
- Como a ideia de que as girafas tinham pescoços curtos e tinham dificuldade em alcançar as folhas das árvores. E para conseguir alimento precisavam esticar o pescoço, devido a esse esticamento o pescoço alongou-se e essa característica passaria para seus descendentes.
- Outro exemplo refere-se às aves aquáticas que teriam se tornado pernaltas devido ao esforço que faziam para esticar as pernas e assim evitar molhar as penas durante a locomoção na água.
Para ele o uso e desuso dos diferentes órgãos alterariam características seriam transmitidas para as próximas gerações. Assim, ao longo do tempo os organismos se modificariam, podendo dar origem a novas espécies.
O princípio da herança dos caracteres adquiridos só foi contestado anos mais tarde com os estudos sobre a herança genética.
Nenhum comentário:
Postar um comentário