terça-feira, 17 de outubro de 2017

ANFÍBIOS


Os anfíbios foi o primeiro grupo de vertebrados que invadiu o ambiente terrestre. Evoluíram a partir dos peixes sarcopterígeos, com nadadeiras pares lobadas e carnosas, respiração pulmonar e narinas em comunicação com a faringe.


Os anfíbios receberam esse nome pelo fato de a maioria de suas espécies passar uma fase na terra.

ANFI = DUAS; BIO = VIDA

Nesses casos, na época da reprodução, eles retornam ao ambiente aquático, onde machos e fêmeas se unem, eliminando juntos os óvulos e os espermatozóides na água, ocorrendo fecundação externa. Os ovos que são formados  não possuem estruturas que impeçam a perda de água e por isso não são viáveis em ambiente seco. 



Apesar das estruturas que permitiram a adaptabilidade desse grupo ao ambiente terrestre, os anfíbios permanecem restritos a ambientes úmidos ou aquáticos.


O principal fator responsável por essa restrição é a pele, que é delgada e não possui estruturas que impeçam a perda de água. 
A pele é rica glândulas mucosas, que a mantêm sempre úmida e permeável. Além disso, é extremamente irrigada, constituindo importante superfície respiratória nos anfíbios atuais.
Como estruturas de defesa, esses animais possuem glândulas de veneno na pele. Esse veneno só é liberado quando as glândulas são comprimidas, o que ocorre geralmente quando são abocanhados por um predador. O sabor desagradável e o efeito tóxico do veneno fazem com que certos predadores evitemos anfíbios.


Os anfíbios dividem-se em três grupos:





sábado, 14 de outubro de 2017

SÉRIE VIDA DE INSETO: ALIMENTAÇÃO E DIGESTÃO


A alimentação dos insetos pode atingir diretamente o homem, causando prejuízos à saúde e à economia.




Em alguns casos as larvas são mais nocivas que o inseto adulto, um exemplo é o da espécie Tineola bisselliella que suas larvas, as traças, comem nossas roupas.


Os insetos se alimentam de diferentes formas: Trituram todos os tipos de plantas



Sugam a seiva de qualquer parte da planta como raízes, caules, folhas, frutos e sementes.


Também se alimentam de tecidos e excreções de outros animais ou vegetais mortos
Além de substâncias como o petróleo e o cobre.
Os insetos apresentam três tipos de aparelho bucal: mastigador, sugador e picador.


A alimentação dos insetos é muito variada, eles podem comer pelos, penas, unhas, cascos e a camada externa da pele dos vertebrados, como fazem muitas larvas que possuem enzimas digestivas que digerem a proteína (queratina) que forma essas estruturas 
Se os alimentos são armazenados na forma de gordura, como ocorre no gafanhoto migrador, o inseto perde cerca de 1% de seu peso em uma hora de voo; se a energia é obtida a partir da queima de açucares e não de gorduras, o inseto perde de 25% a 35% de seu peso no mesmo tempo de voo.
A alimentação de qualquer animal tem por função repor os gastos de energia. Nos insetos, o consumo de energia é muito elevado, por isso a necessidade de ingerir grandes quantidades de alimento.


DIGESTÃO

O alimento triturado pelas peças bucais é armazenado no papo, onde a digestão se inicia pela ação de enzimas da saliva. Após é empurrado para a moela, que completa a trituração, para que o alimento possa ser digerido pelas enzimas dos cecos gástricos e absorvido pelo intestino. Os restos formam as fezes, que são eliminadas pelo ânus.





domingo, 1 de outubro de 2017

SÉRIE VIDA DE INSETO: TEGUMENTO


O tegumento nos insetos é formado por um exoesqueleto (externo) e seu aspecto pode variar nas diferentes espécies. 

Em algumas espécies é flexível e mole

Em outras é uma armadura espessa e rígida, podendo apresentar pelos, escamas, espinhos e pigmentos.


Como é formado: o tegumento é formado de várias camadas de substâncias diferentes  e com funções específicas; encontramos quantidades variáveis de quitina, esclerotina e ceras.

Como funciona: o exoesqueleto funciona como uma "ARMADURA" e impede o crescimento dos insetos; 

Devido a isso eles sofrem mudas periódicas. Para a muda o exoesqueleto se desprende do animal e deixa outro mole e mais largo no lugar. 

Até que esse novo revestimento endureça como a anterior, o inseto, adulto ou larva, pode crescer. O número de mudas varia nas diferentes espécies.

Funções do exoesqueleto: Serve para proteger os órgãos internos, também para o apoio dos músculos e principalmente evitar a perca de água.