domingo, 17 de maio de 2020

RÉPTEIS - CARACTERÍSTICAS GERAIS



OS RÉPTEIS SURGIRAM A PARTIR DE UM GRUPO PRIMITIVO DE ANFÍBIOS QUE NÃO TÊM REPRESENTANTES NA FAUNA ATUAL.

SÃO CONSIDERADOS O PRIMEIRO GRUPO DE VERTEBRADOS TIPICAMENTE TERRESTRES;



EXISTEM CERCA DE 6500 ESPÉCIES DE RÉPTEIS, OCUPANDO PRINCIPALMENTE O AMBIENTE TERRESTRE, MAS COM REPRESENTANTES TAMBÉM NO AMBIENTE MARINHO E NO DE ÁGUA DOCE. 




ESTES ANIMAIS APRESENTAM ALGUMAS CARACTERÍSTICAS QUE DE ALGUMA FORMA PERMITIRAM QUE PUDESSEM EXPLORAR O AMBIENTE TERRESTRE SEM DEPENDER DA ÁGUA, PARA A RESPIRAÇÃO E REPRODUÇÃO. 

OS RÉTEIS SÃO ANIMAIS ECTOTÉRMICOS, OU SEJA, USAM FONTES DE CALOR PARA REGULAR A TEMPERATURA DO CORPO. ELES FICAM PARADOS AO SOL EXPONDO O MÁXIMO POSSÍVEL DE SEU CORPO.




A PELE DOS RÉPTEIS É SECA, SEM GLÂNDULAS MUCOSAS E RECOBERTA DE ESCAMAS EPIDÉRMICAS OU POR PLACAS CÓRNEAS. DEVIDO A ISSO, A PELE TORNOU-SE IMPERMEÁVEL, NÃO SENDO UMA ESTRUTURA RESPIRATÓRIA. 



NOS RÉPTEIS, A RESPIRAÇÃO É SEMPRE PULMONAR, SEU PULMÃO É MAIS COMPLEXO DO QUE DOS ANFÍBIOS. 


NOS RÉPTEIS, OS SEXOS SÃO GERALMENTE SEPARADOS E O DESENVOLVIMENTO É DIRETO.
A MAIORIA DOS RÉPTEIS É OVÍPARA ( O embrião se desenvolve dentro de um ovo em ambiente externo sem ligação com o corpo da mãe), MAS EXISTEM ALGUNS LAGARTOS E COBRAS PEÇONHENTAS QUE PODEM APRESENTAR OVOVIVIPARIDADE (o embrião se alimenta a partir das reservas nutritivas do ovo e não do corpo materno. Os ovos eclodem ainda dentro do corpo materno) OU VIVIPARIDADE (cujas crias nascem já desenvolvidos e não envolvidos em ovo).

A INDEPENDÊNCIA DA REPRODUÇÃO DOS RÉPTEIS EM RELAÇÃO À ÁGUA TÊM A VER COM UMA SÉRIE ESTRUTURAS SURGIDAS NOS OVOS DESSES ANIMAIS. 

OS OVOS PASSAM A SER REVESTIDOS POR UMA CASCA, QUE PODE SER PERGAMINÁCEA OU CALCÁRIA, PROTEGENDO O EMBRIÃO CONTRA A DESSECAÇÃO;
ESSA CASCA É POROSA PERMITINDO A ENTRADA DE O2 E A SAÍDA DE CO2, FUNDAMENTAIS PARA A RESPIRAÇÃO DO EMBRIÃO;







Nenhum comentário:

Postar um comentário