segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

6º ANO - FORMAÇÃO DO SOLO


A FORMAÇÃO DO SOLO


O processo de formação do solo é muito lento, estima-se que pode levar de 100 a 400 anos para formar uma camada de 1 centímetro de solo. Pois todo esse processo ocorre através das alterações que ocorrem nas ROCHAS MATRIZES, que são alteradas pelos agentes naturais.







AGENTES NATURAIS

O choque térmico ocorre quando há uma variação brusca de temperatura, podendo ocorrer a quebra do que é exposto nesta situação.  
A temperatura da terra pode variar durante o dia e a noite e assim as rochas se dilatam e retraem, e com esses efeitos ao longo de milhares de anos, as rochas se trincam e quebram em pedaços cada vez menores de modo lento e contínuo.



A água participa da fragmentação das rochas de duas formas, através da sua forma liquida que em contato com as rochas pode dissolver, transformar e transportar algumas substâncias da rocha. 



Ou na forma sólida, pois ao congelar dentro de pequenas rachaduras da rocha, ela só aumenta o tamanho da rachadura até quebrar.




O vento também auxilia na decomposição das rochas, pois o vento forte e constante age como uma lixa nas rochas, esfarelando-as e transportando suas partículas para outros lugares.




Os seres vivos são as bactérias e os líquens que se fixam em rochas úmidas. Quando mortos ocorre a decomposição e assim auxiliam na formação inicial do solo rico de material orgânico e sais minerais. E os líquens podem liberar substâncias que corroem a rocha, originando pequenos fragmentos.


COMPONENTES DO SOLO

Existem diferentes tipos de solo, mas todos apresentam os mesmos componentes com diferentes quantidades.


As partículas minerais são provenientes da fragmentação das rochas e as mais comuns são: a areia, o silte e a argila.
Uma diferença entre elas é o tamanho dos grãos, que pode variar de microscópicos até 2 mm.
Outra diferença é a textura destas partículas, se esfregarmos essas partículas úmidas, podemos perceber que a areia é áspera, o silte é semelhante ao talco e a argila é pegajosa.
O material orgânico é formado pela decomposição de folhas, cascas, frutos, fezes de animais e organismos mortos. Esse material ao se decompor forma o húmus, que é importante para os vegetais e até pequenos animais, por conter nutrientes e água para seu desenvolvimento. E o húmus misturado com outros componentes do solo é bom para o plantio, pois o solo é considerado fértil.
A água e o ar ficam retidos entre as partículas minerais, ou seja, nos poros. A água e o ar são importantes para o desenvolvimento das plantas.



As partículas minerais, a água, o ar e o húmus quando misturados em diferentes proporções, dão origem aos diversos tipos de solo.


quarta-feira, 22 de novembro de 2017

MICORRIZAS


Alguns fungos vivem associados com outros organismos, essa associação é conhecida como MUTUALISMO.
Neste grupo de fungos mutualísticos temos os que se associam com as raízes de plantas, formando as MICORRIZAS.


Os fungos absorvem água do solo, degradam a matéria orgânica e absorvem os nutrientes liberados e parte do que é absorvido é passado para a planta. E a planta cede ao fungo certos açucares e aminoácidos de que ele necessita como alimento.


Cerca de 95% das plantas vasculares formam micorrizas. Os fungos envolvidos vivem permanentemente associados às raízes das plantas. 

Existem dois tipos de micorrizas:

Ectomicorrizas: os fungos penetram o córtex da raiz, formando uma rede, conhecida como REDE DE HARTING, e externamente formam um manto de hifas e rizomorfas.





Endomicorrizas: nesta associação os fungos fazem a penetração inter e intracelular, e não há formação do manto externo.




Artigos sobre MICORRIZAS:


PARA ENTENDER MICORRIZAS ARBUSCULARES: 

UTILIZAÇÃO DAS MICORRIZAS NA AGRICULTURA: 

MICORRIZAS E SUA IMPORTÂNCIA AGROECOLÓGICA: 






terça-feira, 21 de novembro de 2017

FUNGOS: CLASSIFICAÇÃO

Esta classificação é aceita por vários autores, sendo considerado 4 grupos: ZIGOMYCOTA (Zigomicetos), ASCOMYCOTA (Ascomicetos), CYTHRIDIOMYCOTA (Quitridiomicetos) e os DEUTEROMICETOS.



QUITRIDIOMICETOS

  • São considerados o primeiro grupo de fungos;
  • Alguns são unicelulares, mas a maioria é pluricelular;
  • Esses fungos formam esporos com flagelos (zoósporos);
  • Em geral, são decompositores de matéria orgânica, mas há os parasitas de anfíbios; 



ZIGOMICETOS
  • Estes fungos vivem em geral, no solo;
  • Apresentam aproximadamente 1.000 espécies;
  • Podem atuar como decompositores ou parasitas;
  • Alguns são utilizados comercialmente para a produção de molho de soja, hormônios anticoncepcionais e anti-inflamatórios.


  • O bolor do pão é um zigomiceto que se desenvolve a partir de esporos, principal forma de reprodução desse tipo de fungo. Sendo menos frequente a reprodução sexuada.


ASCOMICETOS
  • Este grupo é caracterizado pela presença do ASCO (saco), onde é produzidos os esporos. 
  • Em alguns, os ascos ocorrem em hifas isoladas;
  • Ou agrupados em corpos de frutificação chamados de ASCOCARPOS;


  • Alguns são prejudiciais a saúde do homem como Claviceps purpurea, que pode causar alucinações, convulsões, gangrena e até a morte;
  • São utilizados na fabricação de bebidas alcoólicas e pães;



  • A principal forma de reprodução é a assexuada;
  • Nas formas unicelulares, como o levedo, a reprodução é por brotamento e nas pluricelulares por esporos;
  • Já a reprodução sexuada ocorre pela fusão de hifas, originando células que produzem esporos, os ascósporos. Estes se espalham e germinam formando um novo micélio.



BASIDIOMICETOS

  • Este fungos deste grupo são conhecidos como cogumelos e orelhas de pau. 


  • A reprodução sexuada é mais frequente neste grupo;
  • Ocorre a fusão de hifas que crescem e dão origem ao basidiocarpo (corpo frutífero que em algumas espécies tem a forma de chapéu).
  • Os esporos são produzidos por meiose, são liberados no ambiente, germinam e o ciclo reinicia.



DEUTEROMICETOS

  • Alguns fungos, que não apresentam formas sexuadas, costumavam ser reunidos no grupo dos deuteromicetos ou grupo de fungos imperfeitos ou dos fungos conidiais.


  • Apresenta um total de 15.000 espécies
  • Entre eles há muitos parasitas de vegetais, animais e do ser humano;
  • Podemos encontrar neste grupo, alguns fungos que causam as micoses, dermatofitoses e os que parasitam o couro cabeludo; e o que causa a candidíase.













domingo, 19 de novembro de 2017

SÉRIE VIDA DE INSETO: VISÃO


A visão dos insetos apresenta olhos compostos, ou seja, são formados por inúmeras unidades chamadas de omatídeos, células cuja superfície externa tem a forma de um hexágono.



Cada omatídeo funciona como um olho simples, e os insetos podem ter centenas ou milhares deles. 


Acredita-se que a imagem que enxergam seja algo parecido como um mosaico, vendo cada omatídeo, um pedacinho da imagem total.
Esse tipo de olho parece não permitir a focalização a grandes distâncias; a imagem só seria nítida a distâncias menores que um metro. No entanto, mostra-se eficiente à percepção dos movimentos, pois um objeto ou animal se deslocando registra impressões nas diferentes facetas do olho, uma após a outra.
Os insetos não enxergam todas as cores que o ser humano enxerga. Mas os insetos são capazes de enxergar a luz ultravioleta e, por isso, percebem cores invisíveis aos nossos olhos.



Além dos olhos compostos, os insetos apresentam OCELOS, que se encontram na lateral e no dorso da cabeça. E tem a função de percepção da luz, e não a formação de imagem; parecem complementar a visão.











quinta-feira, 16 de novembro de 2017

FUNGOS: CARACTERÍSTICAS GERAIS


Os fungos são popularmente conhecidos como bolores, mofos, LEVEDURAS, cogumelos e orelhas-de pau. 
São organismos EUCARIONTES
Existem formas unicelulares como o levedo, mas a maioria é formada por um emaranhado de filamentos, as HIFAS, cujo conjunto se chama MICÉLIO.


Alguns fungos possuem estruturas reprodutoras, os CORPOS DE FRUTIFICAÇÃO, que correspondem à parte visível acima do solo, que chamamos de cogumelo.


NUTRIÇÃO

É HETEROTRÓFICA por absorção de moléculas orgânicas simples, que podem vir de uma digestão extracorpórea realizada pelo próprio fungo: ele lança no ambiente ENZIMAS digestivas que desdobram moléculas orgânicas complexas e absorve as moléculas menores.

Devido a isso, muitos fungos atuam como decompositores, absorvendo as moléculas orgânicas de organismos mortos


Outros, porém, são PARASITAS, instalando-se no corpo de outros seres vivos e dele retirando seu alimento.


REPRODUÇÃO E DISPERSÃO

A reprodução pode ser assexuada, por brotamento, fragmentação do micélio ou pela produção de esporos.





A reprodução sexuada resulta, frequentemente da fusão de duas hifas haploides. O citoplasma e os núcleos se fundem e originam hifas diploides, que se dividem por MEIOSE e formam esporos.




 EXERCÍCIOS

1) Encontre as palavras que estão abaixo:



2) Defina:

a) Esporos 

b) Haploides e diploides

c) Meiose

d) Heterotrófica

3) Os fungos são importantes para o homem, cite exemplos da utilização de fungos no nosso dia-a-dia: