O post de hoje é sobre um grande avanço na Ciência, pois estamos cada vez mais próximos do dia em que os cientistas serão capazes de criar órgãos e até organismos artificiais.
Nesta quinta-feira saiu o resultado de uma pesquisa internacional, em que descobriu-se um método eficiente para sintetizar uma parte substancial do código genético de levedura.
O pesquisador e geneticista da Faculdade de Medicina da Universidade de Nova York Jef Boeke é quem lidera o projeto e diz estar muito emocionado pela descoberta.
Foram necessárias várias tentativas para chegar até este momento, em 2014 foi possível
montar com sucesso o primeiro cromossomo de levedura sintético (cromossomo sintético 3 ou synll) compreendendo 272.871 pares de bases, as unidades químicas que compõem o código de DNA.
O marco é o desenvolvimento mais recente na busca intensificadora para criar organismos vivos e complexos a partir do zero no laboratório. Este grupo relatou anteriormente que tinha completamente sintetizado um dos 16 cromossomos de levedura, que são as estruturas moleculares que transportam todos os genes de um organismo.
"O projeto de levedura é significativo porque fornece informações sobre como funcionam as células humanas" diz Boeke.
"Estamos também desenvolvendo algumas ferramentas realmente práticas para melhorar a levedura para que ele possa fazer um trabalho muito melhor em fazer produtos úteis para nós", diz Boeke.
Isso é um dos objetivos do projeto: criar leveduras sintéticas que poderiam ser usadas como pequenas fábricas para produzir mais do que pão, cerveja e vinho. Os cientistas esperam usa-las para produzir novos medicamentos para tratar doenças, bem como para outros fins, possivelmente incluindo a fabricação de novas formas de combustível.
Fontes:
http://www.npr.org/sections/health-shots/2017/03/09/518990577/scientists-closer-to-creating-a-fully-synthetic-yeast-genome
http://www.cbc.ca/news/technology/yeast-genetic-blueprint-1.4017794
Nenhum comentário:
Postar um comentário